“ A pandemia é só uma das tantas lutas que enfrentamos contra as opressões estruturais, como: o racismo, o machismo e a LGBTfobia em uma sociedade capitalista que escancara suas desigualdades históricas”- Teia Anansi
A Coletiva Teia Anansi tem se organizado e dedicado esforços na entrega de insumos que possibilitam o cuidado tanto à adolescentes egressas do sistema socioeducativo de privação de liberdade quanto aos seus bebês, no contexto de pandemia de covid-19, que impossibilitou a geração de renda desse grupo de meninas. A equipe da Teia Anansi também tem promovido um canal de escuta qualificada e acompanhamento nesse período em que ocorre um agravamento de situações de violência doméstica e comprometimento da saúde mental.
Nossa coletiva tem atuado no sentido de amenizar os impactos econômicos da pandemia na vida de adolescentes e de seus bebês. Dessa maneira, tem sido fundamental a nossa organização na distribuição de alimentos e produtos essenciais para prevenção da covid-19, bem como, nossas chamadas telefônicas de acompanhamento dos desafios e estratégias de maternidade de meninas adolescentes.
Essa ação emergencial contou com o apoio do Fundo Elas-Fundo de Investimento Social