NOSSO TRABALHO
Trabalhamos com uma perspectiva de educação em pares, com adolescentes internadas em uma Unidade Socioeducativa Feminina em Belo Horizonte. O projeto visa contribuir e auxiliar para a emancipação social e humana das adolescentes no Socioeducativo, colaborando para a efetivação dos direitos e deveres, estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e cobrando as responsabilidades do Socioeducativo definidos no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.
Desenvolvemos oficinas buscando incentivar a literatura e o contato com processos de letramento social; o acesso às artes; a construção de conhecimentos sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos, dentre outros. As metodologias utilizadas no trabalho com adolescentes são em formato de oficinas, capacitações, troca de experiências e rodas de conversa. Adotamos a escuta ativa, como orientadora, pois entendemos a importância do protagonismo, das adolescentes, nas oficinas e por consequência no cumprimento das medidas Socioeducativas.
Buscamos contribuir para a emancipação por meio do pensamento crítico frente à diversidade de vulnerabilidades encontradas nas experiências das jovens. O projeto trabalha as emoções, a mediação de conflitos, a questão da territorialidade, a responsabilização e a autonomia na tomada de decisão pelas adolescentes, pelo viés educativo e não da punição, como estabelecido no estatuto do Socioeducativo (Sinase).
O Projeto conta com o patrocínio da Instituição parceira FRIDA – The Young Feminist Fund